Pular para o conteúdo principal

“CRISE” DOS 30, 40, 50 ANOS?

Outro dia estava em um grupo e o assunto foi: crise de idade. Fiquei refletindo


e fazendo uma retrospectiva em quais anos senti mais ..

A “crise” dos 30 anos é um período em que começamos a refletir sobre nossa trajetória de vida, nossas escolhas e o rumo  que a nossa vida está seguindo. E vou te contar que eu realmente tive a “crise” dos 30! 

Pela nossa história de vida, nossos exemplos, nosso ambiente vamos nos construindo e construindo o que esperamos da vida.

Me formei em Psicologia com 25 e me casei com 26 anos. *Pertencendo a uma família onde minha mãe, para a geração dela, teve os filhos “velha” - com 30 anos a primeira filha - eu pretendia ter os meus antes e isso não aconteceu, tive o primeiro com 35 e o segundo com 39 anos, sendo que na minha geração por escolha ou outras circunstâncias da vida os filhos estão vindo mais tarde.

*Profissionalmente formada fazia 5 anos e recomeçando na terceira cidade, também não tinha engrenado, embora, passei quase toda a minha faculdade escutando dos professores que a “estabilidade” viria depois dos dez anos.

*E tive também a “crise de identidade”. Quando casei acrescentei o sobrenome do meu esposo (Rodrigues) e não escutava mais o sobrenome que herdei do meu pai ( Al Alam) até que um dia, em uma das clínicas que trabalhei, um colega começou a me chamar por Raquel Al Alam, senti algo diferente e naquele momento me dei por conta que depois que casamos e escolhemos alterar o sobrenome “perdemos” nossa identidade.

Já quando cheguei nos 40, dez anos já tinham se passado .. dois filhos, enraizada em Porto Alegre, tínhamos comprado nosso apto e nossos carros, deixei de exercer a Psicologia e próximo aos 40, onde dizem que a vida começa .. voltei a estudar, atender e ter meu consultório.

A “crise” da meia idade se trata de um momento em que a mulher se vê impelida a olhar para si, percebemos que o período de juventude está acabando e a idade avançada se aproxima.

Depois dos 40 o meu corpo começou a dar sinais que estou envelhecendo - sinto mais dores pelo corpo, memória está falhando e a paciência diminuindo - mas por outro lado intensifiquei os cuidados com o meu corpo como um todo - alimentação mais saudável, sono reparador, faço atividade física com mais  frequência, me conectei mais com a minha espiritualidade, tenho cuidado mais das relações que são importantes pra mim, tenho me sentido menos ansiosa, menos preocupada com a opinião dos outros, menos estressada.

Por tudo isso, não percebi que tive a crise dos 40. E a dos 50 .. quando me olho no espelho e mesmo com as rugas aumentando, não acredito que os meus 50 está logo ali.


Postagens mais visitadas deste blog

FIBROMIALGIA E A RELAÇÃO COM A SAÚDE MENTAL

             A fibromialgia é uma síndrome bastante  limitante caracterizada por dores intensas de difícil alivio quando ocorrem no corpo inteiro.                Essas dores intensas e constantes podem:       - A umentar a irritabilidade, além de contribuir para um desgaste emocional que prejudica ainda mais a capacidade de autorregulação do indivíduo;     -  Prejudicar a qualidade do sono, importante para a cognição funcionar de maneira adequada (atenção, concentração e memória);     -  P rejudicar o funcionamento normal do dia a dia, tornando difícil tarefas simples. Essa queda na autonomia gera sentimentos negativos na autoestima que contribui para o surgimento de sintomas psicológicos.         O tratamento é multidisciplinar e a Psicoterapia faz parte! E uma das abordagens utilizadas é a Terapia de Aceitação e Compromisso.   ...

TODAS AS PESSOAS PRECISAM FAZER TERAPIA?

Todas as pessoas podem se BENEFICIAR com o processo de Psicoterapia, isso não quer dizer que todas precisam. E quais seriam esses benefícios:  * melhorar a sua relação com você mesma * melhorar relacionamentos (familiares, cônjuge, amigos, colegas de trabalho) * aprender a lidar melhor com as suas emoções * desenvolver e aumentar a autoconfiança, autorresponsabilidade * enxergar novas possibilidades * fazer melhores escolhas e ter atitudes mais assertivas, dentre muitas outras.  Com tantos benefícios, procurar ajuda psicológica não é só para “louco” e para quem tem algum transtorno, você concorda?

PSICOTERAPIA PELOS OLHOS DA TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO

  Na semana passada escrevi um post sobre Fibromialgia e uma das perguntas que recebi foi sobre o tratamento psicológico e curiosidades sobre a Terapia de Aceitação e Compromisso. Então, vamos juntos, entrar neste universo chamado Psicologia ☺️ A Psicoterapia pode ajudar não apenas na regulação emocional como também na ressignificação da dor e nas transformações que a pessoa vai passar depois do diagnóstico. Dentre tantas abordagens a que eu escolhi para trabalhar com os meus pacientes foi a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) que é usada para tratamento de diferentes tipos de dores crônicas de forma eficaz há anos.  Ela tem como objetivo ajudar o paciente a ter maior consciência das suas emoções e pensamentos para assim ser capaz de reagir de acordo com o que é importante pra si. O pilar da ACT é a Flexibilidade Psicológica que faz uso de seis processos psicológicos. Hoje, citarei dois que são fundamentais no tratamento da Fibromialgia: Aceitação e Momento Presente. # ac...